Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
DELGADO, João Paulo; CARVALHO, João M. S.; ROMAO, Paula y MARTINS, Pedro. Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.73-94. Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18920.
Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação com a comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.
Palabras clave : Gestão escolar; diretor; fatores de sucesso; mudanças.