SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Fatores que influenciam os professores do ensino básico na Região de Murcia (Espanha) quando enviam trabalhos de casaO cerco à autonomia das escolas: as plataformas eletrónicas na administração da educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DELGADO, João Paulo; CARVALHO, João M. S.; ROMAO, Paula  e  MARTINS, Pedro. Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.73-94.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18920.

Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação com a comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.

Palavras-chave : Gestão escolar; diretor; fatores de sucesso; mudanças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )