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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MEIRA, Manuel Vale Fernandes. O cerco à autonomia das escolas: as plataformas eletrónicas na administração da educação. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.95-108.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18365.

O artigo analisa o impacto das plataformas eletrónicas da administração educativa no tópico descentralização/centralização e reforço/limitação da autonomia das escolas e dos atores escolares. Os resultados apresentados baseiam-se num estudo de caso centrado numa organização escolar e mostram-nos que as medidas de reforço da autonomia das escolas e da descentralização têm sido esvaziadas na prática pela ação das plataformas eletrónicas. A rigidez dos algoritmos das plataformas eletrónicas facilita o cumprimento das diretivas da administração central e a sua aceitação na medida em que são percebidas como meras operações técnicas destinadas a conseguir a maneira mais correta de funcionar com o mecanismo eletrónico. Por outro lado, a intensificação da especialização tecnológica e a sua concentração no centro aumenta o sentimento de descapacitação das organizações escolares que, muitas vezes, preferem a centralização como forma de resposta à atribuição de competências sem as correspondentes condições para o seu exercício. Esta circunstância vem reforçar o controlo burocrático centralizado e limitar ainda mais a autonomia das escolas.

Palabras clave : Administração eletrónica da educação; autonomia das escolas; plataformas eletrónicas.

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