SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1O cerco à autonomia das escolas: as plataformas eletrónicas na administração da educaçãoFormação de Professores de Língua Portuguesa na China: Contributos para uma reflexão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

VIEIRA, Flávia; PAIS-VIEIRA, Luísa  e  COSTA, Jorge Alexandre. A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.109-127.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19604.

O presente artigo apresenta um estudo de caso de natureza interpretativa cuja finalidade foi investigar o papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical, no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Politécnico do Porto. Procurou-se compreender em que medida a supervisão em estágio favorece uma visão transformadora da disciplina e do desenvolvimento profissional dos futuros professores. A recolha de dados foi feita através do inquérito (por questionário e entrevista) e da análise seletiva de relatórios de estágio, envolvendo todos os atores do estágio de Formação Musical no ano letivo de 2015/16: 10 estagiários, 10 professores cooperantes das escolas e 2 professores supervisores da instituição de formação. Apresentam-se resultados parciais relativos às suas perceções sobre as competências profissionais desenvolvidas no estágio, os desafios que se colocam à prática pedagógica, o impacto da supervisão e o perfil dos orientadores. Conclui-se que a supervisão neste contexto assume uma orientação tendencialmente transformadora, embora se observem desfasamentos entre conceções ideais e vivências das práticas, assim como entre as perceções dos orientadores e dos estagiários, o que configura o estágio como um espaço de formação complexo que exige uma abordagem reflexiva e dialógica.

Palavras-chave : formação inicial de professores; estágio; supervisão pedagógica; transformação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )