SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Supervision as a space for transformation - a study in the practicum contextThe field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogues and its echo in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

HU, Jing. Formação de Professores de Língua Portuguesa na China: Contributos para uma reflexão. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.128-150.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18307.

Na China, desde 2005, verifica-se uma grande demanda pela aprendizagem do Português e, neste contexto, a formação de professores assume-se como um fator determinante. Contudo, a formação docente na China não tem estado isenta de questionamentos e de críticas, a que não é alheio um discurso que apela à necessidade de reforma do ensino e das respetivas práticas pedagógicas. No entanto e tendo em consideração o caso específico da China, esta questão tem de ser compreendida no contexto estrutural e conjuntural da sociedade chinesa para se evitar o risco de isolar o processo da própria sociedade. O presente artigo centra-se no estudo da formação de professores de língua portuguesa (LP) na China, tendo como objetivo contribuir para a elaboração de propostas de ação que promovam uma prática pedagógica mais consciente e adequada à contemporaneidade.

Keywords : Formação de professores; globalização; ensino do Português na China; práticas pedagógicas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )