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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

HU, Jing. Formação de Professores de Língua Portuguesa na China: Contributos para uma reflexão. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.128-150.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18307.

Na China, desde 2005, verifica-se uma grande demanda pela aprendizagem do Português e, neste contexto, a formação de professores assume-se como um fator determinante. Contudo, a formação docente na China não tem estado isenta de questionamentos e de críticas, a que não é alheio um discurso que apela à necessidade de reforma do ensino e das respetivas práticas pedagógicas. No entanto e tendo em consideração o caso específico da China, esta questão tem de ser compreendida no contexto estrutural e conjuntural da sociedade chinesa para se evitar o risco de isolar o processo da própria sociedade. O presente artigo centra-se no estudo da formação de professores de língua portuguesa (LP) na China, tendo como objetivo contribuir para a elaboração de propostas de ação que promovam uma prática pedagógica mais consciente e adequada à contemporaneidade.

Palabras clave : Formação de professores; globalização; ensino do Português na China; práticas pedagógicas.

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