SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu eco nas EscolasA escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ESTEVAM, Everton José Goldoni; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade  e  OLIVEIRA, Hélia. Aprendizagens profissionais de professores sobre o ensino de estatística suscitadas por reflexões na análise de um caso multimédia. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.167-187.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20709.

Este estudo busca compreender as aprendizagens profissionais de professores acerca do ensino de Estatística, evidenciadas nas reflexões suscitadas na análise de um caso multimédia assente em uma prática de ensino exploratório envolvendo o conceito de média aritmética. Os seis professores participantes de um programa de formação no Brasil, em foco neste artigo, analisaram episódios do referido caso centrados em: (i) manifestação pelos alunos de componentes do pensamento estatístico e (ii) ações do professor na promoção do pensamento estatístico dos alunos. O quadro teórico que orienta a análise interpretativa dos dados produzidos, principalmente por observação participante, combina a noção de noticing e três níveis de reflexão sobre a prática: descritiva, fundamentada e crítica. Os resultados revelam mudanças na natureza e incidência das reflexões dos professores sobre: conceitos estatísticos e a natureza do conhecimento estatístico; modos de encaminhar uma aula de estatística; e a plausibilidade da efetivação de práticas semelhantes em seus contextos de trabalho. A natureza das interações e dos episódios do caso, as questões problematizadoras presentes, a dimensão cooperativa da exploração e o planeamento intencional emergem como aspetos centrais do dispositivo de formação favorecedores dessas mudanças. Conclui-se, assim, que contextos de formação com tais características podem contribuir para a aprendizagem profissional do professor no campo da Educação Estatística, uma vez que promovem a sua capacidade de noticing orientada para os temas propostos.

Palavras-chave : Educação estatística; pensamento estatístico; formação continuada de professores; capacidade de noticing dos professores; ensino exploratório.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )