SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Teachers’ professional learning about the teaching of Statistics raised by reflections on the analysis of a multimedia casePerceived environment in initial training: a study with Physical Education university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

BARROS, Sílvia et al. A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.188-209.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18401.

Neste estudo analisaram-se os motivos de estudantes para escolherem a carreira docente e respetivas associações com variáveis sociodemográficas, com características do curso de formação de professores e com crenças de autoeficácia. Participaram no estudo 183 estudantes (86% do género feminino) de cursos de mestrado em ensino de instituições portuguesas, que preencheram um questionário on-line sobre características sociodemográficas, motivos da sua decisão de se tornarem professores (Kiel, Geider, & Junger, 2004) e crenças de autoeficácia (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011). Através da análise fatorial, foram derivados quatro fatores subjacentes aos motivos para ser professor: (a) Benefícios da profissão, (b) Influências sociais, (c) Interesse no curso ou nos conteúdos académicos, e (d) Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes. Foram encontrados valores médios mais elevados nos motivos relacionados com a Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes e com o Interesse no curso/nos conteúdos académicos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de estudantes que optaram por um curso que profissionaliza para a educação pré-escolar e/ou primeiro ciclo e os que optaram por um curso que profissionaliza para o ensino de disciplinas específicas, assim como em função da idade, do género e da autoeficácia. As implicações para a formação de professores são discutidas.

Keywords : Ensino; Motivos intrínsecos; Motivos extrínsecos; Carreira docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )