SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Choosing a teaching career in Portugal: Motives and self-efficacy of master studentsEvaluation of a gamification workshop to train the educational Homo Ludens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

BACKES, Ana Flávia et al. Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.210-225.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18632.

O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.

Keywords : Educação Física; Ambiente percebido; Formação inicial; Estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )