SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestradoAvaliação de uma oficina de gamificação para formação do Homo Ludens educacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

BACKES, Ana Flávia et al. Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.210-225.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18632.

O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.

Palavras-chave : Educação Física; Ambiente percebido; Formação inicial; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )