SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Evaluation of a gamification workshop to train the educational Homo LudensCultural adaptation of an instrument to measure teachers’ emotions (TEQ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

CANEDO, María del Mar Ferradás et al. Autoestima, metas de realização e estratégias de autoproteção: uma abordagem centrada na pessoa. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.264-284.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20886.

Self-handicapping e pessimismo defensivo são estratégias frequentemente usadas ​​por alunos que buscam proteger seus sentimentos de valor pessoal. Numerosos estudos demonstraram que a autoestima e as metas de realização são dois dos mais importantes preditores motivacionais dessas estratégias. No entanto, o estudo dessas relações foi realizado a partir de uma abordagem centrada na variável. A partir da identificação de diferentes perfis de alunos com base em suas características de autoestima e metas de realização (aprendizagem, ego-aproximação e ego-evasão), pretendeu-se determinar, dentro de cada perfil, o poder preditivo dessas variáveis ​​sobre o uso de estratégias de autoproteção. Participaram do estudo 1.028 universitários, selecionados por amostragem por conveniência. Partindo da determinação de quatro perfis -(a) autoestima elevada e predomínio de metas ego; (b) autoestima elevada e predomínio de metas de aprendizagem; (c) baixa autoestima e predomínio de metas ego; e (d) baixa autoestima e metas generalizadas altas- foram realizadas análises de regressão linear (método stepwise). Os resultados mostraram que, nos dois perfis com elevada autoestima, as metas de aprendizagem foram um preditor negativo de self-handicapping. Da mesma forma, nos perfis com baixa autoestima, as metas ego-evasão (negativamente) e ambas as metas de aproximação (positivamente) mostraram-se preditores de pessimismo defensivo. Esses resultados sugerem que, para promover uma prevenção efetiva do uso de estratégias de autoproteção, é necessário conhecer as características motivacionais de cada aluno.

Keywords : Autoestima; Metas de realização; Perfis motivacionais; Self-handicapping; Pessimismo defensivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )