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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
PARENTE, Juliano Mota e VILLAR, Lourdes Belén Espejo. Mais além da NGP: a narrativa da Pós Nova Gestão Pública nos sistemas educativos de Espanha e Brasil. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.5-24. Epub 31-Dez-2021. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.17555.
O objetivo desse artigo é analisar desde uma perspectiva comparada as diretrizes institucionais estabelecidas nos sistemas educativos da Espanha e do Brasil, no contexto da Nova Gestão Pública e a transição a novos paradigmas de gestão (Pós-NGP). A administração pública moderna tem buscado ao longo das últimas décadas, estratégias cada vez mais racionalistas para a organização dos processos de gestão em um mundo globalizado e submetido às tendências de mercado. Nossa investigação parte de um enfoque comparado de critérios gerenciais (NGP e Pós-NGP), que são analisados nos sistemas educativos dos dois países e que nos permitem verificar as divergências e semelhanças existentes entre estruturas políticas e administrativas, a priori diferentes, porém oriundas da globalização e padronização dos procedimentos gerais destas correntes começam a compartilhar trajetórias educativas/formativas.
Palavras-chave : Pós-nova gestão pública; sistemas educativos; legislação; economia política internacional; transferências educativas.