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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

ABRANTES, Pedro. Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.25-41.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18677.

O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.

Palabras clave : Inclusão; políticas; aprendizagem; indicadores.

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