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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DOTTA, Leanete Thomas  e  LOPES, Amélia. O ciclo de vida dos professores e a extensão da idade da reforma: Perspetivas de estudo a partir de uma revisão de literatura. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.86-106.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18926.

O objetivo deste artigo é contribuir para o enriquecimento do corpus de conhecimentos sobre o estudo dos professores em final de carreira, numa altura em que esse final se alterou substancialmente. Realizou-se uma revisão de literatura com o objetivo de mapear e relacionar terminologias, cronologias, geografias e metodologias. Nas bases de dados Scopus e Web of Science (WOS), consideraram-se as publicações do período de 2000 a 2019 que tinham por população em estudo os professores em fase avançada da sua carreira docente, ou seja, com mais de 50 anos e/ou mais de 20 anos de experiência. Identificaram-se artigos com ênfase no desenvolvimento profissional, nos conhecimentos profissionais, na satisfação profissional e na saúde, ênfases a que correspondem, por vezes, diferentes terminologias, geografias e cronologias. Verifica-se que, sendo o final de carreira cada vez mais variável, se torna necessário que a investigação vá para além dos critérios enunciados (idade e anos de experiência), de forma a discriminar situações que oscilam entre os 50 e os 70 anos de idade, ou entre os 20 e os 45 anos de serviço. Este alargamento exigirá alterações de terminologias e inversões de tendência nos estudos sobre o ciclo de vida dos professores.

Palavras-chave : Envelhecimento do corpo docente; ciclos de vida dos professores; revisão de literatura; extensão da idade da reforma..

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