SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The life cycle of teachers and the extension of retirement age: Study perspectives based on a literature reviewExergames as a motivating pedagogical alternative in Physical Education classes: An integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da  and  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.107-124.  Epub Aug 02, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20763.

O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça.

Keywords : Docência na Educação Básica; classes multissseriadas na roça; pesquisa-formação; narrativas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )