SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2El ciclo de vida de los docentes y la extensión de la edad de jubilación: Perspectivas de estudio a partir de una revisión de la literaturaExergames como una alternativa pedagógica motivadora en las clases de Educación Física: Una revisión integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da  y  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.107-124.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20763.

O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça.

Palabras clave : Docência na Educação Básica; classes multissseriadas na roça; pesquisa-formação; narrativas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )