SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2O ciclo de vida dos professores e a extensão da idade da reforma: Perspetivas de estudo a partir de uma revisão de literaturaExergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.107-124.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20763.

O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça.

Palavras-chave : Docência na Educação Básica; classes multissseriadas na roça; pesquisa-formação; narrativas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )