SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Clases multiseriales en escuelas del campo: Locus de prácticas contextualizadas por la diferenciaEvocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

CORTE, Jaime Della et al. Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.125-143.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18074.

Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram uti lizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrónicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrónicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Perió dicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como interven ção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceite pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam pode ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.

Palabras clave : Aprendizagem motora; pessoa com deficiência; inclusão educacional; jogo digital; revisão integrativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )