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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

CORTE, Jaime Della et al. Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.125-143.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18074.

Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram uti lizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrónicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrónicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Perió dicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como interven ção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceite pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam pode ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.

Palavras-chave : Aprendizagem motora; pessoa com deficiência; inclusão educacional; jogo digital; revisão integrativa..

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