SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The coexistence between online and face-to-face learning in the students' training process: An action-research study on the operationalization of the Flipped Classroom in Portuguese secondary educationProfessors and their influence on students’ University adjustment: A qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MACHADO, Leticia Rocha et al. Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.183-199.  Epub Aug 03, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18550.

O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.

Keywords : Estratégias pedagógicas; educação a distancia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )