Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452
Abstract
BASSO, Fabíola de Cássia Reghelin; SOUZA, Luciana Karine de and DIAS, Ana Cristina Garcia. O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.200-215. Epub Aug 03, 2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.17731.
O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.
Keywords : Professor; ensino superior; universidade; adaptação..