SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Pedagogical strategies in distance education: A look from different contextsAltruistic hospitality in higher education: Perspective of students on faculty hospitableness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

BASSO, Fabíola de Cássia Reghelin; SOUZA, Luciana Karine de  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.200-215.  Epub Aug 03, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17731.

O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.

Keywords : Professor; ensino superior; universidade; adaptação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )