Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
BASSO, Fabíola de Cássia Reghelin; SOUZA, Luciana Karine de y DIAS, Ana Cristina Garcia. O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.200-215. Epub 03-Ago-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.17731.
O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.
Palabras clave : Professor; ensino superior; universidade; adaptação..