SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Estrategias pedagógicas en la educación a distancia: Una mirada de diferentes contextosHospitalidad altruista en la educación superior: Percepción de estudiantes de la hospitabilidad del profesor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

BASSO, Fabíola de Cássia Reghelin; SOUZA, Luciana Karine de  y  DIAS, Ana Cristina Garcia. O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.200-215.  Epub 03-Ago-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17731.

O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.

Palabras clave : Professor; ensino superior; universidade; adaptação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )