SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Professors and their influence on students’ University adjustment: A qualitative studySchool performance and different roles of participation in bullying: A cross-cultural study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

SOGAYAR, Roberta Leme; SANTOS, Diego Ribeiro  and  REJOWSKI, Mirian. Hospitalidade altruísta no ensino superior: Perspetiva de estudantes sobre a hospitabilidade do professor. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.2, pp.216-236.  Epub Aug 03, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21271.

O exercício da hospitalidade apresenta-se como um grande desafio, especialmente, no contexto académico no que tange a relação professor-estudante, sendo um tema essencial para a promoção das melhores práticas pedagógicas e o acolhimento dos estudantes. Este estudo descritivo investigou a hospitalidade altruísta do professor a partir da perceção de estudantes de instituições de ensino superior no Brasil. A literatura sobre hospitalidade no contexto académico, pedagogia da hospitalidade e hospitalidade altruísta formaram os pilares teóricos de sustentação da pesquisa. Com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), testaram-se as relações entre os construtos formadores da hospitalidade altruísta do professor: Estudante Primeiro, Estudante Especial e Estudante Feliz. A amostra foi constituída por 199 estudantes de instituições brasileiras, com destaque para estudantes do curso de turismo. Encontraram-se evidências que suportam as hipóteses e o modelo teórico adotado, indicando que: o professor apresenta características altruístas e de abertura ao outro, valorizando o estudante como indivíduo (o outro) e respeitando sua alteridade para que este se sinta feliz; o professor prioriza o estudante nas práticas pedagógicas, percebendo necessidades específicas e heterogéneas das turmas e promovendo o bem-estar do estudante; o professor parte da sua característica altruísta para proporcionar o envolvimento do estudante nas práticas pedagógicas. Considera-se que a hospitabilidade de professores pode impactar o sucesso estudantil, assim como o ambiente académico acolhedor pode promover o bem-estar, favorecer a aprendizagem e formar professores e estudantes mais humanizados.

Keywords : Ensino superior; professor; hospitalidade altruísta; hospitabilidade; perceção de estudantes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )