SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Apuestas a la igualdad, imperativos de la inclusión: Posiciones docentes en el trabajo con sobreedad en escuelas primarias públicas de Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

SOUZA, Mariana Aranha de; SALGADO, Priscila Aparecida Dias; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira  y  FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.4-25.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.22479.

Este estudo tem como objetivo investigar o que professores do Ensino Fundamental, de uma escola com currículo organizado por projetos, pensam sobre interdisciplinaridade e como organizam suas práticas. De natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada de forma individual com oito professores da escola, indicados pela diretora da escola como referência para um trabalho interdisciplinar, a observação e a análise do Projeto Político-Pedagógico. Os dados obtidos nas entrevistas foram tratados inicialmente pelo software IRaMuTeQ e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A análise desses resultados demonstrou que: (i) a interdisciplinaridade é compreendida como a possibilidade de um ensino que faça sentido para o aluno; (ii) é fundamental um processo de constante formação docente, de reorganização da escola e de ressignificação da relação professor-aluno; e (iii) o trabalho com projetos e o desenvolvimento de níveis de autonomia são elementos importantes para a efetivação de práticas interdisciplinares.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Práticas pedagógicas; Ensino Fundamental; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )