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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
VASSILIADES, Alejandro. Aposta na igualdade, imperativos da inclusão: Posições docentes no trabalho com sobre-idade em escolas públicas de ensino básico na Argentina. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.26-46. Epub 15-Jul-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18735.
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as formas como o trabalho docente vem processando um conjunto de sentidos em torno da inclusão que circularam pelas políticas públicas em educação na Argentina implementadas entre 2003 e 2015. O trabalho de campo foi desenvolvido em três escolas primárias públicas da província de Buenos Aires, frequentadas por populações estudantis em situação de pobreza. Numa perspectiva interpretativa, a pesquisa orientou-se a descrever, compreender e analisar os sentidos que os professores do 1º ciclo do ensino básico atribuem às suas práticas em situações de sobre-idade, reconstruindo uma pluralidade de estratégias pedagógicas. O artigo dá conta de vários posicionamentos quanto à abordagem da sobreidade que põem em tensão a construção do comum e a atenção diferenciada às particularidades dos alunos, identificando estratégias denominadas com as categorias “sobre-idade temporária”, “sobre-idade disputada” e “gueto de sobre-idade”.
Palavras-chave : Ensino; Desigualdade social; Professor de escola primária; Escolaridade obrigatória; Política educacional..