SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professoresEducação para a cidadania no Chile e pensamento crítico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

VASSILIADES, Alejandro. Aposta na igualdade, imperativos da inclusão: Posições docentes no trabalho com sobre-idade em escolas públicas de ensino básico na Argentina. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.26-46.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18735.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as formas como o trabalho docente vem processando um conjunto de sentidos em torno da inclusão que circularam pelas políticas públicas em educação na Argentina implementadas entre 2003 e 2015. O trabalho de campo foi desenvolvido em três escolas primárias públicas da província de Buenos Aires, frequentadas por populações estudantis em situação de pobreza. Numa perspectiva interpretativa, a pesquisa orientou-se a descrever, compreender e analisar os sentidos que os professores do 1º ciclo do ensino básico atribuem às suas práticas em situações de sobre-idade, reconstruindo uma pluralidade de estratégias pedagógicas. O artigo dá conta de vários posicionamentos quanto à abordagem da sobreidade que põem em tensão a construção do comum e a atenção diferenciada às particularidades dos alunos, identificando estratégias denominadas com as categorias “sobre-idade temporária”, “sobre-idade disputada” e “gueto de sobre-idade”.

Palavras-chave : Ensino; Desigualdade social; Professor de escola primária; Escolaridade obrigatória; Política educacional..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )