SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Betting on equality, imperatives of inclusion: Teaching positions at work with over-age in public elementary schools in ArgentinaMonitoring program as a strategy of permanence and success for visually impaired students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí: An experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

VALLEJOS SILVA, Natalia; REDON PANTOJA, Silvia  and  DEL PRETE, Annachiara. Educação para a cidadania no Chile e pensamento crítico. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.47-64.  Epub July 18, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21136.

Dada a relevância que o discurso curricular oficial confere à capacidade de pensamento crítico, a nível nacional e internacional, como uma 'competência-chave' na educação para a cidadania, este artigo visa conhecer e compreender que significado é atribuído a essa competência e que importância os professores chilenos lhe atribuem na formação de um sujeito cidadão. Os resultados apresentados provêm da aplicação de 99 entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais realizados com professores em Valparaíso (Chile). A análise dos discursos, assistida pelo software qualitativo NVivo 12, foi codificada através do levantamento de seis categorias matriciais: cidadania, autoritarismo, currículo, escola, função docente e lógica neoliberal. Da matriz curricular surge uma linha discursiva como uma subcategoria do pensamento crítico que, por um lado, apoia o discurso formalista e individualista das políticas educativas do governo e, por outro, apela a uma transformação da sociedade através do desenvolvimento de competências críticas que se oponham ao sistema dominante, gerando ambiguidades na sua conceptualização e uma polifonia semântica que funciona como um conceito “guarda-chuva” pela multiplicidade de significados que engloba.

Keywords : Conceções docentes; Educação para a cidadania; Pensamento crítico..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )