SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Perspetivas múltiplas sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça: A investigação linguística em diálogo com a didáticaO processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ROCHA, Mónica S.; RATO, Joana R.  e  YARUSS, J. Scott. Perceções dos professores sobre o impacto da gaguez no quotidiano dos seus alunos que gaguejam. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.132-150.  Epub 19-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18383.

A gaguez é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a fluência normal do discurso. A forma como os outros percecionam a gaguez e como reagem à perturbação pode afetar a forma como as próprias crianças percecionam a sua gaguez. As crianças têm grande parte das suas experiências sociais na escola e para as crianças que gaguejam pode ser difícil lidar com a comunicação pelo que torna-se essencial perceber como é que os professores percecionam a gaguez. Neste estudo, recolhemos dados acerca das perceções dos professores acerca do impacto da gaguez nas crianças portuguesas, através de uma adaptação da versão Portuguesa do instrumento: Avaliação Global da Experiência da gaguez pela pessoa (OASES-S). Participaram no estudo 27 professores e os seus alunos que gaguejam (n= 27; média de idade =9.0 anos; DP= 1.8), que foram recrutados de diversas cidades em Portugal. No geral, os professores percecionaram o impacto da gaguez na vida dos seus alunos como: ligeiro-a-moderado. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as perceções dos professores acerca do impacto da gaguez e a auto-perceção dos alunos. Contudo, não se verificou correlação entre as pontuações de impacto dos professores e dos alunos. Além disso, os professores não responderam a alguns dos itens do questionário, o que indica que os professores estão pouco familiarizados com alguns aspetos relacionados com as experiências das crianças e a gaguez, o que enfatiza a necessidade de uma melhor integração dos professores nos programas terapêuticos de forma a aumentar o apoio fornecido em contexto escolar às crianças que gaguejam.

Palavras-chave : Gaguez; Perceção dos professores; Crianças em idade escolar; Qualidade de vida..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )