SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1About letters and research methods: Experimentation and prudence as research ethosSecrecy, anonymity and ethics in research with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

TORRES SANTANA, Anthony Fábio; COLLA, Rodrigo Avila  and  PEREIRA, Marcos Villela. O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.208-225.  Epub July 21, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18881.

Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer, bem como suas implicações para a formação. Sendo assim, a questão que nos move é: quais os efeitos da experiência no processo de formação? Atualmente, muito se fala sobre experiência e formação, e advém desse contexto a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esses conceitos, sobretudo no campo da Educação. Para isso, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscarmos criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compomos o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-nos com a leitura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan e, principalmente, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresentamos como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou algo simples, experiência é tudo aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, portanto, a formá-lo.

Keywords : Educação; Experiência; Formação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )