SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formaçãoAdaptação ao ensino superior: Perspectiva de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MORAES, Jéssica Tairâne de  e  FELIPE, Jane. “Eu não gosto dessa história de mentiras!”: Sigilo, anonimato e ética na pesquisa com crianças. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.226-241.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20909.

O presente artigo discute alguns aspectos teórico-metodológicos e éticos envolvidos na construção de uma pesquisa realizada com crianças de cinco anos de idade, alunas da rede municipal de Educação Infantil, em uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, situada no estado do Rio Grande do Sul / Brasil. O objetivo central da investigação foi compreender como as crianças percebiam e interpretavam as violências de gênero vividas no âmbito familiar e/ou no seu entorno. A partir das teorizações propostas pela Sociologia da Infância e pelos Estudos de Gênero, foram utilizadas estratégias para promover esse debate com as crianças por meio de rodas de conversa e da leitura literária. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância da participação das crianças no desenvolvimento da investigação e dentro de princípios éticos, envolvendo o respeito às suas visões de mundo e possibilitando o reconhecimento e a identificação de situações de violência e de seus possíveis desdobramentos.

Palavras-chave : Infâncias; Pesquisa com crianças; Ética; Metodologias participativas; Violências de gênero..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )