SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1“Eu não gosto dessa história de mentiras!”: Sigilo, anonimato e ética na pesquisa com criançasEducação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MIRANDA LERY SANTOS, Marina; PESSOA DA CUNHA LACAZ, Cristiane  e  TELLES, Marta Maria. Adaptação ao ensino superior: Perspectiva de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.242-263.  Epub 22-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21561.

O estudo objetivou analisar o processo de adaptação de alunos ingressantes nos cursos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a partir da abordagem da Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas com 31 alunos admitidos nos anos de 2018 e 2019, considerando as preocupações, facilidades e dificuldades relacionadas à vida estudantil e à vida cotidiana. Os resultados demonstram que as preocupações dos alunos se concentram no rigor acadêmico, no estresse relacionado à administração do tempo para realização das tarefas e no desenvolvimento de competências transversais. A qualidade acadêmica e o suporte oferecido pelos colegas e pela instituição são aspectos que não trazem preocupação. A dificuldade se concentra em conciliar atividades extracurriculares e de lazer, e a convivência no alojamento é vista como uma facilidade. Estes resultados direcionam ações que podem ser adotadas pelas instituições de ensino para ampliar esforços na construção de projetos psicoeducacionais de suporte aos ingressantes.

Palavras-chave : Expectativas; Estudantes universitários; Bem-estar subjetivo; Representações sociais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )