SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1El doctorado en Portugal: Mapeando el escenarioGestión curricular inclusiva y formación de profesores del 2.° Ciclo de Educación Básica en Portugal: Percepciones de los coordinadores de los cursos de formación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

CARRIL-MERINO, María Teresa; SOLE, Maria Glória Parra Santos  y  SANCHEZ-AGUSTI, María. Perspectiva histórica e emocionalidade na formação de professores de História portugueses e espanhóis. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.287-309.  Epub 25-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24676.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que visa avaliar a capacidade dos futuros professores de História do ensino secundário portugueses e espanhóis de adotar uma perspectiva histórica. Para tal, utiliza-se uma amostra de dois grupos comparáveis, composta por 52 alunos da Universidade de Valladolid (Espanha) e 42 alunos da Universidade do Minho (Portugal). O estudo é desenvolvido paralelamente nos dois grupos e utiliza como estratégia uma atividade de contrariedade sobre o trabalho infantil na mineração do século XIX, onde a emocionalidade está fortemente presente. Metodologicamente, esta pesquisa é abordada a partir do paradigma qualitativo, por meio da interpretação das narrativas dos informantes, e sistematizada a partir de quatro categorias progressivas, que vão desde a adoção de uma perspetiva condicionada pelo presente até uma compreensão histórica contextualizada pelas condições de vida do proletariado. Por último, exploram-se as diferentes perspetivas históricas, se as houver, em função da variável independente de género. Os resultados da investigação mostram que, nos dois grupos universitários, a maior parte dos estudantes do Mestrado agrupam-se nos níveis intermédios de empatia histórica e só um pequeno grupo de futuros professores de História procede a explicações plenamente contextualizadas. Em consequência, pode-se considerar que o fator emocional, quando viola o quadro de valores da sociedade atual, afasta a amostra dos padrões da época e não favorece uma compreensão complexa do contexto histórico.

Palabras clave : Empatia histórica; Ensino de história; Formação de professores; Mestrado de ensino do secundário; Trabalho infantil..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )