SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial(Re)conhecendo a dimensão da gestão em saúde em um currículo médico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

VALLEJOS, Iván Ibarra; ALCANTARA, Liliane Christine Schlemer  e  ZUNIGA, Christian Henríquez. Artes, ofícios e saberes locais: Desenvolvimento a Escala Humana e Bem Viver para um microsistema educativo em São Gonçalo Beira Rio, Brasil. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.331-360.  Epub 26-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20837.

O objetivo desta pesquisa consiste em propor um desenho de projeto educativo, desde as artes e ofícios locais, que possa conter elementos do Desenvolvimento a Escala Humana e o Bem Viver, considerando que essas perspectivas situam como eixo principal o bem-estar, a qualidade de vida e a satisfação de necessidades, respeitando a identidade e as características específicas das comunidades, colocando ênfase na escala local-regional. Para isso, analisa-se a satisfação das Necessidades Humanas Fundamentais na comunidade São Gonçalo Beira Rio, Cuiabá-MT, Brasil, no vínculo com os diferentes processos de transmissão de artes, ofícios e saberes. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa, descriptiva, com abordagem etnográfica e socio-crítica, que inclui a aplicação da Matriz das Necessidades Humanas Fundamentais, instrumento metodológico proposto pelo Desenvolvimento a Escala Humana. Com os dados analisados, elabora-se o estudo de caso instrumental “Cerâmica em arcilla: ascensão, risco e transcendência”, que relata parte da experiência vivida pela Associação de Artesãs da comunidade na luta pela preservação, transmissão e difusão da sua cultura. Finalmente, propõem-se orientações e ações que se traduzem no desenho de um microssistema educativo materializado numa escola de artes e ofícios nutrida pelos saberes e tradições que fazem parte da identidade local, elaborada de forma colaborativa e participativa. Há muito ainda por avançar, mas esse trabalho é uma contribuição para o presente e o futuro.

Palavras-chave : Artes e ofícios; Educação; Desenvolvimento a Escala Humana; Bem Viver..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )