SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Artes, ofícios e saberes locais: Desenvolvimento a Escala Humana e Bem Viver para um microsistema educativo em São Gonçalo Beira Rio, BrasilO bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

RIBEIRO RODRIGUES, Luciane Cristine; CASQUEL MONTI JULIANI, Carmen Maria; RIBEIRO MATTAR DAMIANCE, Patrícia  e  GARBELLOTTI, Thayná Maria. (Re)conhecendo a dimensão da gestão em saúde em um currículo médico. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.361-379.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21407.

No Brasil, há significativa representatividade do médico em cargos institucionais administrativos, no entanto, alguns atuam sem os conhecimentos gerais e específicos das bases da administração pública e da gestão em saúde. Com base nesse pressuposto, objetivou-se apresentar uma caracterização geográfica, administrativa e pedagógica dos cursos de medicina do Brasil e, em particular, do estado de São Paulo, identificando como a temática gestão em saúde é trabalhada nesses cursos, bem como compreender a experiência de docentes da saúde relativamente à expressão da gestão em saúde, em um currículo médico. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Este artigo apresenta os resultados de duas das fases quantitativas e de parte da fase qualitativa da qual participaram 38 docentes de uma instituição pertencente à rede de ensino superior municipal. Observou-se a prevalência da entidade administrativa privada e do regime letivo semestral, nos cursos analisados. Não foi possível afirmar categoricamente que temáticas relacionadas com a gestão em saúde sejam efetivamente abordadas, nas graduações em medicina do estado de São Paulo. Todavia, os docentes participantes deste estudo reconhecem o valor dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da gestão em saúde na formação inicial do médico. Conclui-se que é preciso equacionar as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina do Brasil e a prática pedagógica, a intencionalidade administrativa e as perspectivas de formação dos gestores da educação médica, indicando os passos a serem seguidos para a concepção e a execução de currículos estruturados, no eixo da gestão em saúde.

Palavras-chave : Gestão em saúde; Competência profissional; Educação médica; Brasil; Currículo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )