SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Retos de la innovación curricular: Perspectivas de los profesores veteranosConocimientos e identidades profesionales en la formación de profesores con más de 50 años en nuevas tecnologías digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MORGADO, José Carlos; BENTO, Marco  y  FREIRES, Thiago. Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: O que pensam os professores veteranos. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.428-448.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24177.

As primeiras décadas do século XXI vieram reforçar a consolidação das tecnologias como recurso desejável e incontornável em diferentes esferas da vida social. De igual forma, no campo da educação, a inovação e a mudança das práticas curriculares têm sido reconhecidas como essenciais para que a educação e, em particular, as escolas consigam responder às exigências de uma sociedade que, vincada à economia do conhecimento, vê com especial interesse o fomento de um conjunto de competências intrinsecamente ligadas ao manuseio e desenvolvimento de novas tecnologias. Em Portugal, esta expetativa complexificou o trabalho pedagógico de um corpo docente que, como se sabe, se encontra bastante envelhecido. Importa, por isso, averiguar o que pensam os professores acerca dos contributos que a formação contínua lhes pode propiciar ao nível das tecnologias, de modo a poderem responder de forma mais cabal a esses desafios. Neste artigo, são mobilizados dados relativos às perceções, expetativas e reflexões de cerca de 70 professores veteranos (com alargado percurso profissional) que participaram numa formação em tecnologias móveis para fins educativos, na tentativa de sistematizar a sua relação com a integração pedagógica da tecnologia em educação. Para o efeito, recorremos aos questionários aplicados aos participantes no início da formação, destacando o perfil destes professores, com o intuito de visibilizar algumas tendências da sua relação com as tecnologias móveis. Além disso, exploramos as potencialidades da formação como instrumento de re(encantamento) e desenvolvimento profissional, a partir das reflexões redigidas pelos participantes no término da formação.

Palabras clave : Tecnologias móveis; Professores veteranos; Desenvolvimento profissional; Práticas curriculares..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )