SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Conocimientos e identidades profesionales en la formación de profesores con más de 50 años en nuevas tecnologías digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

FERREIRA-SANTOS, Fernando. Avaliação neuropsicológica e afetiva de professores com mais de 50 anos antes e depois de uma formação focada nas TIC: Aumento da satisfação profissional e relação com fatores afetivos. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.471-490.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21925.

O envelhecimento da população levanta várias questões sociais e relacionadas com a saúde, sendo que este fenómeno é particularmente acentuado na Europa, onde políticas de promoção do Envelhecimento Ativo estão a ser desenvolvidas. Na Educação, o envelhecimento dos professores coloca desafios significativos à profissão. O projeto REKINDLE+50 desenvolveu um programa de formação sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para professores com o intuito paralelo de promover as capacidades e motivação de professores com mais de 50 anos. Aqui reportamos sobre a avaliação, pré e pós-formação, de capacidades neuropsicológicas (funções executivas “cool” e “hot”), autorrelatos afetivos e satisfação profissional. Verificámos que a formação estava associada a um aumento da satisfação com a natureza do próprio trabalho de professor e com as condições materiais de trabalho. Não houve alterações significativas nas medidas neuropsicológicas nem afetivas antes e depois da formação. Também verificámos que a satisfação profissional estava positivamente associada com funções executivas “hot” e negativamente associada a sintomas afetivos (ansiedade e depressão subclínicas). Estes resultados, embora provisórios, sugerem que a formação teve um impacto positivo na satisfação profissional dos professores e que pode ter implicações para a promoção do envelhecimento ativo destes profissionais. No geral, o envelhecimento dos professores permanece um desafio para o futuro. As políticas de promoção do Envelhecimento Ativo oferecem uma visão estratégica sobre como lidar com esta questão, mas uma compreensão mais detalhada das alterações cognitivas e afetivas relacionadas com a idade é provavelmente necessária para a criação de medidas efetivas.

Palabras clave : Envelhecimento ativo; Professores; Funções executivas; Neuropsicologia; Satisfação profissional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )