SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Saberes e identidades profissionais em formação de professores com mais de 50 anos em novas tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

FERREIRA-SANTOS, Fernando. Avaliação neuropsicológica e afetiva de professores com mais de 50 anos antes e depois de uma formação focada nas TIC: Aumento da satisfação profissional e relação com fatores afetivos. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.471-490.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21925.

O envelhecimento da população levanta várias questões sociais e relacionadas com a saúde, sendo que este fenómeno é particularmente acentuado na Europa, onde políticas de promoção do Envelhecimento Ativo estão a ser desenvolvidas. Na Educação, o envelhecimento dos professores coloca desafios significativos à profissão. O projeto REKINDLE+50 desenvolveu um programa de formação sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para professores com o intuito paralelo de promover as capacidades e motivação de professores com mais de 50 anos. Aqui reportamos sobre a avaliação, pré e pós-formação, de capacidades neuropsicológicas (funções executivas “cool” e “hot”), autorrelatos afetivos e satisfação profissional. Verificámos que a formação estava associada a um aumento da satisfação com a natureza do próprio trabalho de professor e com as condições materiais de trabalho. Não houve alterações significativas nas medidas neuropsicológicas nem afetivas antes e depois da formação. Também verificámos que a satisfação profissional estava positivamente associada com funções executivas “hot” e negativamente associada a sintomas afetivos (ansiedade e depressão subclínicas). Estes resultados, embora provisórios, sugerem que a formação teve um impacto positivo na satisfação profissional dos professores e que pode ter implicações para a promoção do envelhecimento ativo destes profissionais. No geral, o envelhecimento dos professores permanece um desafio para o futuro. As políticas de promoção do Envelhecimento Ativo oferecem uma visão estratégica sobre como lidar com esta questão, mas uma compreensão mais detalhada das alterações cognitivas e afetivas relacionadas com a idade é provavelmente necessária para a criação de medidas efetivas.

Palavras-chave : Envelhecimento ativo; Professores; Funções executivas; Neuropsicologia; Satisfação profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )