SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DE PAOLI LEPORACE, Camila. O que os computadores continuam não conseguindo fazer, 50 anos depois: A aprendizagem sob a perspectiva da fenomenologia do cotidiano de Hubert Dreyfus. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.5-23.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.23877.

O artigo traz uma análise teórico-filosófica de aspectos fundamentais da fenomenologia do cotidiano de Hubert Dreyfus, com o objetivo de contribuir com um olhar filosófico para a aprendizagem para além do processamento de informações. Dreyfus, que em 1972 publicou seu conhecido livro O que os Computadores Não Podem Fazer, fez uma análise da inteligência artificial que torna possível a compreensão da cognição humana para além do cérebro, das representações mentais e da computação, a partir da centralidade da experiência no corpo em acoplamento com o mundo. Com base nas ideias de Dreyfus, argumenta-se que a aquisição de conhecimento não se dá apenas de maneira representacional, computacional, mas depende da experiência desse corpo engajado com o mundo e, ainda, das suas emoções. Demonstra-se que essas ideias têm proximidade com o enativismo, uma nova abordagem à cognição que apresenta uma alternativa ao cartesianismo e faz parte de um arcabouço teórico conhecido como os 4Es da Cognição: Embodied, Embedded, Extended e Enactive, ou Corporificada, Situada, Estendida e Enativa.

Palavras-chave : Cognição; Inteligência artificial; Aprendizagem; Corpo; Enativismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )