SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2What computers still can't do, 50 years later: Learning from the perspective of Hubert Dreyfus' phenomenology of everyday copingFrom yellow notebooks to infinite files: Metamorphoses of teaching work in digital culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MARIE, Pierre; REQUIO, Pedro  and  LARANJEIRO, Dionisia. Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.24-41.  Epub Nov 07, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19123.

O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.

Keywords : Ensino; História de Portugal; Humanidades digitais; Plataformas online.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )