Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
MARIE, Pierre; REQUIO, Pedro e LARANJEIRO, Dionisia. Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.24-41. Epub 07-Nov-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.19123.
O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.
Palavras-chave : Ensino; História de Portugal; Humanidades digitais; Plataformas online.