SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLabExpansão da Educação a Distância no ensino superior: trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ALVES DE OLIVEIRA, Evandro Salvador  e  CECILIO, Sálua. Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.42-60.  Epub 15-Fev-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19570.

política

O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem requerendo um novo perfil de trabalhador. Assim, também o trabalho docente tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas a partir dos constantes movimentos no âmbito da economia, educação, política, e até mesmo em função da cultura digital, que afetam a vida e a profissão dos professores. Dado esse novo panorama social e cultural, aqui objetiva-se discutir aspectos que envolvem a transição “dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”, propiciada, sobretudo, pela cultura digital e seu potencial de mudança no trabalho docente. O foco é compreender as principais mudanças ocorridas no trabalho de um grupo de docentes do ensino superior de um Centro Universitário do interior de Goiás, Brasil. Participaram da pesquisa de campo, como entrevistados, 15 docentes. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo temática para a organização e tratamento das informações. Entre as principais conclusões, tem-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, provavelmente pelo fato de elas não se caracterizarem como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital.

Palavras-chave : Educação; Tecnologias digitais; Trabalho docente; Metamorfoses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )