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Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452
Abstract
JACOBUS, Artur; KUNZLER, Janaina; BATISTA STORCK, João and MARQUES DA ROCHA, Maria Aparecida. Expansão da Educação a Distância no ensino superior: trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.61-82. Epub Dec 08, 2021. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.24298.
Ao longo das duas primeiras décadas do século XXI, o ensino superior teve um acentuado crescimento na América do Sul. Para dar conta dessa expansão da demanda, organismos internacionais têm estimulado os países da região a recorrer à educação a distância. Assim, torna-se importante compreender como essa modalidade de ensino tem sido incorporada nas políticas de ensino superior de diferentes países da América do Sul. O objetivo deste artigo é comparar a realidade de quatro países da América do Sul quanto à participação da educação a distância no ensino superior: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Metodologicamente, analisaram-se dados oficiais e de pesquisas sobre a evolução mais recente da educação a distância no ensino superior nos quatro países estudados. A análise revela que a educação a distância apresenta um crescimento mais significativo nesses países a partir de 2010, com a maior evolução ocorrendo no Brasil. Conclui-se que, apesar de as forças externas serem convergentes em favor da educação a distância, o ambiente interno de cada país interfere na forma e no ritmo com que essa pressão se materializa nas suas respectivas políticas de ensino superior.
Keywords : Ensino superior; Educação a distância; América do Sul; Educação comparada; Políticas educacionais.