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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

JACOBUS, Artur; KUNZLER, Janaina; BATISTA STORCK, João  e  MARQUES DA ROCHA, Maria Aparecida. Expansão da Educação a Distância no ensino superior: trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.61-82.  Epub 08-Dez-2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24298.

Ao longo das duas primeiras décadas do século XXI, o ensino superior teve um acentuado crescimento na América do Sul. Para dar conta dessa expansão da demanda, organismos internacionais têm estimulado os países da região a recorrer à educação a distância. Assim, torna-se importante compreender como essa modalidade de ensino tem sido incorporada nas políticas de ensino superior de diferentes países da América do Sul. O objetivo deste artigo é comparar a realidade de quatro países da América do Sul quanto à participação da educação a distância no ensino superior: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Metodologicamente, analisaram-se dados oficiais e de pesquisas sobre a evolução mais recente da educação a distância no ensino superior nos quatro países estudados. A análise revela que a educação a distância apresenta um crescimento mais significativo nesses países a partir de 2010, com a maior evolução ocorrendo no Brasil. Conclui-se que, apesar de as forças externas serem convergentes em favor da educação a distância, o ambiente interno de cada país interfere na forma e no ritmo com que essa pressão se materializa nas suas respectivas políticas de ensino superior.

Palavras-chave : Ensino superior; Educação a distância; América do Sul; Educação comparada; Políticas educacionais.

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