SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2How to be a good student? From school models to children's points of viewFrom interaction to engagement: A study of the experience of visiting teenagers at the “Explora” exhibition at the Pavilhão do Conhecimento, in Lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

DA SILVA, Jaqueline; ALENCAR, Allana; DAS NEVES SALLES, William  and  RESENDE, Rui. O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.148-166.  Epub Feb 15, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18801.

Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.

Keywords : Dança; Educação física escolar; Ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )