SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das criançasDa interação ao engajamento: Um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição “Explora” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DA SILVA, Jaqueline; ALENCAR, Allana; DAS NEVES SALLES, William  e  RESENDE, Rui. O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.148-166.  Epub 15-Fev-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18801.

Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.

Palavras-chave : Dança; Educação física escolar; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )