SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Assess to learn in experimental sciencesExperiences of student-trainers in Physical Education: A biographical perspective of learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

LOPES, Teresa  and  PRECIOSO, José. Avaliação da qualidade dos exames de Biologia e Geologia do ensino secundário português. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.211-227.  Epub Feb 18, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21651.

Os resultados dos alunos portugueses no exame de Biologia e Geologia têm revelado uma situação grave de insucesso ao longo dos anos, com classificações médias muito baixas e taxas de reprovação excessivamente elevadas. Na opinião dos professores, as principais causas de insucesso relacionam-se com o elevado grau de complexidade do exame. Assim, é importante analisar a validade e a qualidade técnica desses exames para aferir se esses instrumentos de avaliação estão a contribuir negativamente para o insucesso dos alunos. Neste contexto, realizou-se esta investigação qualitativa, de análise documental com recurso a análise de conteúdo. Analisaram-se dois exames de Biologia e Geologia (critério de seleção: provas com os melhores e os piores resultados) nas dimensões: Área disciplinar por ano (o exame avalia as áreas de Biologia e Geologia); Tipo de questão; Dimensões do Ensino das Ciências; Taxonomia de Bloom: Dimensão do Processo Cognitivo e Dimensão do Conhecimento. Conclui-se que os exames são cognitivamente exigentes, sendo que a maioria das questões avalia categorias superiores do processo cognitivo (aplicação e análise) de conhecimento conceptual. Esta investigação demonstra a falta de validade e fiabilidade dos exames de Biologia e Geologia, assim como vários problemas de qualidade técnica.

Keywords : Biologia e Geologia; Educação em ciências; Avaliação; Avaliação externa; Exames nacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )