SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Quality assessment of the Portuguese secondary school Biology and Geology examsContinuing education of school psychologists: expanding actions that promote human development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

MILAN, Fabrício João et al. Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.228-245.  Epub Dec 23, 2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18764.

O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.

Keywords : Biografia; Estudantes; Educação física e treino; Estágios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )