SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Evaluación de la calidad de los exámenes de Biología y Geología en la educación secundaria portuguesaFormación continua de psicólogos escolares: ampliando acciones promotoras de desarrollo humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MILAN, Fabrício João et al. Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.228-245.  Epub 23-Dic-2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18764.

O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.

Palabras clave : Biografia; Estudantes; Educação física e treino; Estágios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )