SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Implicación de las familias en el proceso educativo: Perspectiva de los futuros profesionalesCompetencias socioemocionales e inclusión: el caso de la estudiante de pregrado Tétis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

AMBER, Diana  y  MORALES VALERO, Manuel. Eixos e perfis de envolvimento familiar na etapa de Educação de Infância: O caso de “La Escuelita”. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.291-308.  Epub 06-Nov-2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21284.

Na educação de infância, família e escola devem trabalhar de forma coordenada para promover o desenvolvimento integral da infância. Há muitas propostas educativas que, cientes disso, abrem as suas portas às famílias e à comunidade. O projeto educativo alternativo em que se centra este trabalho (afetuosamente denominado “La Escuelita”) é uma referência local de envolvimento familiar, pelo que, a partir do seu estudo, esta investigação se propõe a compreender as dinâmicas familiares para definir os eixos e perfis de participação da família presentes neste projeto. Utiliza-se o estudo de caso único de desenho integrado como opção metodológica, incluindo 24 unidades de análise, e a entrevista em profundidade é usada como instrumento de recolha de dados. Os resultados desvelam dois eixos de envolvimento familiar: participação ativa e ideologia pedagógica, que desenham quatro perfis diferenciados presentes nas famílias (delegador, colaborador, sensibilizado e comprometido). Conclui-se que, ainda que os quatro perfis coexistaam na escola (“La Escuelita”), observa-se um predomínio dos mais implicados, face aos que delegam a educação ao centro escolar. O principal contributo deste trabalho reside no modelo de eixos de implicação familiar desenhado, útil como marco de referência para posteriores análises em outros contextos educativos.

Palabras clave : Educação de infância; Pedagogia livre; Envolvimento familiar, Escola Nova.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )