SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Eixos e perfis de envolvimento familiar na etapa de Educação de Infância: O caso de “La Escuelita”Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MELO DE ANDRADE, Joanna Angélica  e  PAGAN, Alice Alexandre. Habilidades socioemocionais e inclusão: O caso da licencianda Tétis. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.309-331.  Epub 13-Set-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.20827.

As Habilidades Socioemocionais (HSE) capacitam os discentes para torná-los autônomos e protagonistas de suas próprias aprendizagens. Quando direcionadas numa perspectiva inclusiva, dentro da educação superior, elas podem auxiliar os alunos com deficiência durante seu processo de inclusão e formação. Embora elas não devam significar diminuição das responsabilidades institucionais, se mostram potencialmente protetivas à inclusão quando tais instituições são omissas. Diante disso, nosso objetivo foi compreender as possíveis contribuições das HSE de uma licencianda do curso de Biologia com deficiência auditiva e visual durante seu processo de inclusão acadêmica. Para isso, optamos por uma abordagem qualitativa, através do método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada, com aplicação da análise textual discursiva para o tratamento dos dados. As entrevistas foram aplicadas à aluna, à mãe dela, à intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a uma professora da graduação, que foi indicada pela discente. A análise mostrou, que durante a vida acadêmica, a licencianda tem tido aprendizado socioemocional principalmente nos campos da extroversão e da abertura a novas experiências, ampliando também habilidades ligadas à conscienciosidade, com especial influência positiva da intérprete e negativa de alguns colegas do curso. Consideramos que esta investigação ainda é inicial e destacamos a necessidade de que pesquisas futuras possam abordar tais temáticas, apresentando as suas relações de forma mais ampla.

Palavras-chave : Desenvolvimento de habilidades; Inclusão educacional; Pessoa com deficiência; Ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )