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Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452
Abstract
FREITAS, Eunice; SIMOES, Celeste; MINEIRO, Ana and BEATO, Ana. Implementação do RESCUR com crianças e adolescentes surdos: Perceção de professores, pais e alunos sobre o impacto ao nível do bem-estar e das aprendizagens. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.378-401. Epub May 22, 2022. ISSN 0871-9187.
A resiliência é um conceito dinâmico e interativo que se refere à capacidade de o indivíduo se ajustar e recuperar perante vários tipos de adversidades ou dificuldades mais ou menos prolongadas no tempo. Implementar programas preventivos e promotores de resiliência revela-se, assim, fundamental na infância e na adolescência, principalmente em crianças vulneráveis. O presente estudo procurou explorar a perceção de 37 crianças e adolescentes surdos, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, e respetivos pais e professores acerca do impacto da adaptação e implementação do Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR). Neste estudo qualitativo foram realizados grupos focais com as crianças e adolescentes e entrevistas com os pais e professores. Os dados foram sujeitos a análise temática. Os resultados revelam melhorias significativas ao nível do bem-estar individual e social e da aquisição de competências relacionais, comunicacionais e académicas. Estes resultados demonstram a importância de promover a resiliência e aprendizagens específicas, adaptadas ao contexto da surdez, que possibilitem a estas crianças e adolescentes uma aprendizagem integral.
Keywords : Surdez; RESCUR; Crianças; Programas de resiliência; Estudo qualitativo.